top of page
Buscar
  • Foto do escritormiauzinhoscatsitter

ESCOVAÇÃO DOS PELOS NOS GATOS



Nossos gatinhos precisam de cuidados especiais, escovar os pelos dos gatos não se trata apenas de uma questão estética, mas também um cuidado com a saúde deles.

O momento da escovação não deve ser visto como uma obrigação, mas como uma oportunidade de ter um momento agradável de interação com o eles. Para a maioria dos gatos é um momento prazeroso e relaxante.



A Importância da Escovação dos Pelos nos Gatos


É necessário porque remove os pelos mortos, evita a formação de nós, estimula o crescimento de novos pelos e ajuda a manter a superfície da pele limpa e arejada. Além disso, ajuda a manter a casa livre de pelos, também evita a formação de bolas de pelos, vômitos ou obstrução intestinal.

Fazer a limpeza dos pelos mortos é fundamental para a saúde do gato. Um dos problemas mais comuns que os gatos sofrem é com as bolas de pelo que se formam no estômago ou nem sequer chegam lá, as vezes o pelo se aglomera no caminho e pode engasgar o gatinho, fazendo com que vomitem. Em alguns casos mais críticos é necessário submeter o gato a uma cirurgia para a remoção da bola de pelo. Escovando o pelo dos gatos regularmente impede que esses acidentes aconteçam.

Para fazer uma boa escovação dos pelos é importante conhecer as características do seu gato, a frequência da escovação depende de como é a pelagem.

Geralmente os pelos devem ser escovados uma vez por semana para gatos de pelo curto. Se for uma pelagem longa devem ser escovados de duas a três vezes por semana. Nos filhotes a escovação pode ser mais frequente, até mesmo diária, para que eles se acostumem com o processo. Existem diversos tipos de escovas para cada tipo de pelagem.



  • Escolha a Escova Certa. Há gatos com pelo curto, médio ou longo, para cada um existe uma escova que é mais adequada. Os gatos de pelo curto precisam de uma escova com cerdas macias. Os gatos de pelo médio e longo precisam de uma escova menos macia e mais firme, para desfazer melhor o emaranhado do pelo;

  • O indicado é escovar o pelo dos gatos ao ar livre. Se for fazer dentro de casa, coloque uma toalha ou alguma outra superfície onde os pelos possam cair. Não pegue o gato do nada e comece a escová-lo como se não houvesse amanhã, ele vai lutar pra sair e isso vai dificultar que você continue escovando. Chegue aos poucos, faça um carinho, e ele estando relaxado comece suavemente a escovar, não pressione a escova com força, pode acabar machucando;

  • Durante a escovação é necessário limpar a escova para remover os pelos que ficaram presos e não se soltaram. Passe um pente na escova para ajudar a retirar a pelagem aglomerada.

  • Quando estiver escovando, aproveite para checar melhor a pele por baixo do pelo. É sempre recomendado fazer essa verificação em busca de feridas e lesões que possam indicar algum tipo de doença;

  • Se livrar dos nós nos pelos pode ser difícil, por isso é preciso ter muita paciência, disposição e tempo livre quando for decidir que é hora de escovar o bichano da casa. Evite cortar o nó, não force a escova para desfazer o nó. Tenha calma e vá escovando até que o nó se desfaça. Segure o pelo na base, para que quando você passar a escova, não puxe demais a raiz do pelo, evitando, assim, machucar o seu gatinho e ou traumatizar;

  • A escovação deve ser feita com a escova indo na direção do pelo, nunca o contrário;

  • Tenha cuidado ao escovar o gato na região da barriga, ao redor dos olhos, focinho, boca e orelha, são regiões mais sensíveis, se fizer muita força você pode machucá-lo.


Benefícios da Escovação Regular

  • Remove pelos soltos evitando problemas por conta de bolas de pelos.

  • Estimula a circulação sanguínea.

  • Evita formação de nós.

  • Distribui a oleosidade natural pelo corpo todo mantendo-o saudável.

  • Retira sujeiras e parasitas.

  • Diminui a quantidade de pelos soltos nas suas roupas e móveis.

  • Aproxima e melhora a relação gatinho e tutor.



Como Acostumar os Gatos à Escovação dos Pelos


Muitos gatos simplesmente desaparecem só de ver a escova. E diante da dificuldade, a família acaba desistindo. Mas a escovação é um cuidado básico que todo gato precisa.

Mas, sim, é possível fazer seu gato adorar a escova! Muitas vezes, o gato até ronrona e dorme – e a coisa toda vira uma verdadeira terapia de massagem e limpeza. Não importa a idade, o importante é começar aos poucos.

  • Escolha um momento do dia em que o gato esteja relaxado, passe sua mão algumas vezes pelas costas dele, se ele continuar tranquilo passe a escova uma, duas vezes, fale com ele, ofereça um petisco, saia de perto. Só isso basta no primeiro dia se seu gato não aceitar bem a escova.

  • No dia seguinte, aumente um pouquinho o tempo, converse sempre com ele, associe o passar da escova a uma coisa boa (comida). No começo, evite o rosto, a barriga e as patas, que incomodam mais. Essas partes devem ser introduzidas aos poucos.

  • Se o gato começar a agitar o rabo, e ficar estressado, pare imediatamente. Ele está ficando nervoso! É importante que ele esteja tranquilo, aproveitando a sessão, para que ele não associe a escova a algo ruim. Se ele quiser sair de perto, deixe! Segurá-lo e forçar a escovação só pioram o nervosismo dele.

Com o tempo, ele vai se acostumando e vai ficar cada vez mais confortável. Persas e gatos de pelos longos precisam de escovação diária ou no mínimo de 2 a 3 vezes na semana; mas para os de pelo curto é suficiente uma vez por semana, então diminua a frequência dos “treinos” aos poucos até acertar a medida certa para o seu peludinho. Mantenha os petiscos por um tempo e retire-os gradativamente também. Pronto, agora seu gato pode ficar saudável, contente e relaxado, além de bonitão!!!



Acompanhe nos posts, curta e compartilhe!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page