top of page
Buscar
  • Foto do escritormiauzinhoscatsitter

ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA GATOS

Você provavelmente já ouviu o termo enriquecimento ambiental alguma vez, mas não sabe muito bem o que significa ou como isso pode beneficiar o seu gato. Embora muitos felinos tenham a incrível sorte de estar acomodados em uma casa confortável, a curiosidade inata dos felinos pode deixá-los entediados e causar alterações do caráter com o passar do tempo.

Sugiro que você leia este artigo para compreender o que é o enriquecimento ambiental para gatos, bem como descobrir como realizá-lo em sua casa da melhor maneira, reduzindo assim a possibilidade de ter gatos estressados e também podendo deixar o seu gato mais feliz!


ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL: UMA NECESSIDADE PARA OS GATOS


Embora os gatos estejam presentes no nosso convívio familiar há centenas de anos, eles podem ser considerados menos domesticados que os cães, por exemplo. Isso faz com que nem sempre se sintam à vontade vivendo em nossa casa ou apartamento, ficando muitas vezes estressados, entediados e, até mesmo, mais propensos ao desenvolvimento de doenças.

Os gatos que não têm acesso à rua estão seguros, protegidos contra muitas doenças e fatores que podem colocar sua vida em risco, como brigas e atropelamentos. Mas, muitas vezes, por causa da rotina de trabalho dos tutores, passam o dia inteiro sozinhos em casa, o que pode deixá-los entediados e até estressados. Para minimizar o estresse e melhorar a qualidade de vida deles, existe uma forma de criar distrações, chamada de enriquecimento ambiental. O objetivo é tornar o ambiente mais natural aos felinos, mais diversificado e interessante para que possam fazer coisas variadas durante seus dias, melhorando muito a sua qualidade de vida.

Uma pesquisa do IBGE em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) revelou que, no ano passado, havia 22,1 milhões de gatos de estimação no Brasil. Muitos desses felinos vivem em apartamentos ou espaços pequenos que precisam passar por um enriquecimento ambiental para garantir uma maior interação e boa saúde dos animais.

O enriquecimento ambiental nada mais é do que tornar o ambiente mais interessante e estimulante, de forma que o gato se exercite mais e tenha distrações durante todo o tempo, até quando os donos não estão em casa. Ao permitir que o gato tenha uma rotina ativa, mesmo em espaços pequenos, podemos evitar problemas de saúde como a obesidade e a diabetes.


COMO FAZER O ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL E DEIXAR A CASA PERFEITA PARA OS SEUS GATOS


A melhor forma é pensar no comportamento do felino, observar o que ele mais gosta de fazer e disponibilizar isso de uma forma interessante para ele.

Um ambiente com prateleiras para escalar, arranhadores, esconderijos e plantinhas resulta em um gato mais ativo e saudável.


EXISTEM ALGUMAS FORMAS DE PROMOVER ISSO NA SUA PRÓPRIA CASA:


  • Prateleiras, Estantes, Nichos ou Suportes no Alto: gatos gostam de altura, de locais onde possam observar todo o entorno, amam ver a vida de cima e se sentem muito mais seguros assim. Por isso, disponibilizar locais altos, estantes em que eles possam subir com segurança, ou até mesmo suportes específicos para felinos são ideais, principalmente perto da janela, onde podem ver o movimento da rua.


  • Arranhadores: Arranhar é um comportamento natural dos gatos, motivado pela necessidade fisiológica de afiar e renovar suas garras. Os arranhadores são muito importantes para os gatos, pois eles adoram afiar as suas unhas e se espreguiçar nos arranhadores, serve também para alívio do estresse. E de quebra, evita vita também que eles arranhem seu sofá e outros móveis da casa.


  • Esconderijos: Os gatos também adoram se esconder de seus donos, de outros gatos que morem junto ou até de uma visita que acaba de chegar. Ter lugares onde os felinos possam se esconder, caso queiram é muito importante. Caixas, tocas e caminhas com “buracos” são ótimas formas para isso. Colocar caminhas em locais mais reservados ou até mesmo disponibilizar caixas de papelão vão deixa-lo muito mais confortável. Lembre-se: você pode até ver o gato, mas se ele não te ver, já se sente muito mais protegido.


  • Enriquecimento Sensorial: sua voz ou uma televisão ligada são formas de fazer com que ele não se sinta sozinho em casa. Existem canais no YouTube feitos para os gatinhos, por exemplo o Cat TV. Outra dica muito interessante, são os liberadores de feromônios, como Feliway, que ajuda o gato a se sentir mais à vontade em sua casa ou no ambiente em que ele está.


  • Brinquedos: Na natureza, os gatos têm o costume de caçar e os brinquedos servem para reproduzir isso. Bolinhas de papel e hastes com algo pendurado na ponta costumam ser os prediletos dos felinos. Em Pet Shops hoje em dia tem muitos brinquedos que foram foram desenvolvidos especialmente para gatos, que vão desde varinhas, bolinhas, ratinhos de tecido com Catnip, uma variedade de opções. É bom quando sair deixar brinquedos variados espalhados para que possam interagir quando quiserem. Outra dica e não deixar sempre os mesmos brinquedos disponíveis, o ideal é ir alternando para não perder a graça.


  • Fontes e Alimentação: gatos gostam de beber água fresca, corrente de preferência, por isso existem fontes próprias para eles, estimulando-os a beber mais água e tornando esse momento mais agradável do que beber no potinho. Mesmo que tenha uma única fonte, deixe mais potinhos com água espalhados pela casa. Quanto mais fontes de água e potes de comida espalhados pela casa, melhor!


  • Caixa de areia: a regra para a caixa de areia é: ter sempre uma caixa a mais, independentemente do número de gatos. Se você tem um gato, tenha duas caixas. Se tem dois gatos, tenha três caixas espalhadas pela casa. Mantenha as caixas limpas e com uma boa quantidade de areia. Gatos não gostam de caixa suja!


  • Graminhas: existem graminhas disponíveis no mercado onde já se compra pronta para o consumo, deixar estas graminhas disponíveis ajudam tanto para o enriquecimento ambiental do o gatinho como também faz bem para a digestão dele, onde vão consumir mais fibras e ajudar na eliminação das bolas de pelo. Outra sugestão também é de “montar um jardim” para seu gato. Coloque além do vaso de graminha de aveia, vasos com plantinhas que não fazem mal ao gato e que ele vai amar sentir novos cheiros e texturas, como manjericão, alecrim, camomila, você pode também plantar em um vasinho milho de pipoca que fica uma graminha que eles adoram comer. Deixando algumas plantinhas comestíveis para eles se distraírem, além de mais felizes também podem deixar as suas plantas em paz.


Estas são apenas algumas formas para que seu amigo não fique estressado em sua casa ou apartamento. Alguns sinais como urinar em local indevido, não urinar, miados constantes, arranhar móveis, passar muito tempo escondido podem dizer que alguma coisa está errada. Preste atenção aos sinais dos pequenos!

Agora que você já sabe tudo sobre enriquecimento ambiental para gatos, pode ver na sua casa o que pode adaptar e o que pode fazer para melhorar a vida do seu gatinho. E com essas dicas você poderá fazer o enriquecimento ambiental que quiser e que fique melhor para você e seu gatinho!

Mesmo que o seu gato tenha disponível tudo isso, não deixe de interagir com ele quando estiver em casa, isso melhora muito a relação entre vocês!


Gostou? Salve, comente, curta, compartilhe! Siga nas redes sociais!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page