top of page
Buscar
  • Foto do escritormiauzinhoscatsitter

ACNE FELINA



A acne felina é um problema dermatológico, muito parecida com a acne em humanos e que pode ocorrer em gatos de qualquer idade.

Se já é ruim para os humanos, imaginem para os gatinhos!

Dá uma olhada e entenda tudo sobre a acne felina, porque ocorre, como tratá-la e mais.



Acne Felina: O que é?


A acne felina é uma das doenças de pele mais frequentes dos gatos, se trata de um problema inflamatório que ocorre no queixo e às vezes nos lábios, o que é comum que as erupções apareçam nesses pontos, já que para eles é mais difícil alcançar esses pontos com seus banhos de lambidas.

É possível encontrá-la em todos os gatos, todas as raças e ambos os sexos podem ser igualmente afetados e com diferentes níveis de gravidade.

Em muitos casos ela passa despercebida, pois se manifesta de maneira tão leve que não se notam os sintomas, mas podem se agravar, com inchaço, inflamação e causar muito desconforto ao seu gato.


Acne Felina: Sintomas


  • Primeiro aparecem pontinhos pretos que lembram cravos, mas podem inflamar e criar pus, parecendo espinhas.

  • Cravos que são espinhas e que podem ser confundidos à primeira vista com excrementos de pulgas;

  • Se o problema avançar, podem aparecer pústulas e pápulas, inclusive com pus;

  • Nos casos mais graves, você vai ver furunculose, que é a infecção de todo o folículo piloso e do tecido que o rodeia ou infecção bacteriana cutânea;

  • As complicações dão origem a um edema, que é um inchaço causado pela acumulação de líquido, e a inflamação dos gânglios linfáticos mais próximos;

  • Esses quadros agravados geram também coceira.


Acne Felina: Causas


A causa dessa acne é um problema na queratinização folicular que se complica com uma infecção secundária. A queratina é uma proteína presente na epiderme que, neste caso, forma uma tampa no folículo. As glândulas sebáceas que estão localizadas no queixo, associadas aos folículos pilosos, vão produzir uma quantidade maior de gordura, que é o que predispõe a acne felina e começa a originar os pontos negros, geralmente o primeiro sintoma que se nota.

O maior perigo é quando ela infecciona e se torna um incômodo para o gato, com a inflamação e o inchaço e normal que ele queira coçar e assim se machucando mais no processo.


Acne Felina: É contagiosa?


É importante saber que não é uma doença contagiosa e sim que, como já explicamos, é produzida por um excesso de sebo do gato afetado.

Esse problema em seu queixo é uma condição que não poderá ser transmitida a outro gato, outro animal com quem conviva, ou para seres humanos. Fique tranquilo!


Acne felina: Cuidados e Prevenção


  • Se seu gato suja muito o queixo quando come, você deve limpá-lo, pois essa situação também tem ligação com o desenvolvimento da acne.

  • Use algodão com água morna para a limpeza e depois seque bem.

  • Você pode buscar uma comida mais seca, que deixe menos restos

  • Prefira comedouros maiores, onde o gato não precise encostar ou introduzir o queixo.

  • É recomendável usar comedouros e bebedouros de inox ou de cerâmica

  • Evite os potinhos de plástico, porque estão associados ao aparecimento da acne felina e à piora dos sintomas.


Acne Felina: Como tratar?


Embora o tratamento costume ser simples, o tratamento para acne felina deve ser determinado pelo Médico Veterinário. O profissional irá avaliar o quadro que o gato apresenta e, a partir daí, receitará uma medicação e tratamento.

Nos casos mais leves, em que o gato está só com poucos pontinhos pretos na região, use um algodão com água morna para limpar diariamente, se tiver esse cuidado diariamente dificilmente aparecerão mais.

Mas nos casos em que já viraram espinhas ou feridas, o ideal é ir ao veterinário. Geralmente o tratamento é feito com sabonetes específicos e pomadas, o profissional irá fazer o diagnóstico corretamente e a melhor opção de tratamento e medicação se for o caso.

Normalmente tratamentos com efeito anti-inflamatório, antibiótico e desinfetante. O objetivo do tratamento é focado em eliminar o excesso de sebo para prevenir a formação das espinhas e as infecções secundárias.

Nos casos mais leves, uma limpeza com clorexidina 2-3 vezes ao dia pode ser suficiente.




Toda a informação para que possamos cuidar bem dos nossos filhos de 4 patas, nossos miauzinhos!



Acompanhe nossas postagens, curta e compartilhe!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page